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Orientações

Call For Papers

OBJETIVO
O CINM tem o objetivo de avançar nas fronteiras do conhecimento nos Negócios da Moda, promovendo o crescimento e contribuindo para o desenvolvimento das empresas do setor por meio da seleção, apresentação e discussão de temas pertinentes ao setor.

CHAMADA DE TRABALHOS
Os trabalhos deverão ser apresentados na forma de RESUMOS EXPANDIDOS, de acordo com as áreas temáticas sugeridas a seguir. Os resumos serão avaliados pelo sistema de double blind review, por membros da Comissão Científica do Congresso. Em caso de concordância dos dois avaliadores no resultado, o trabalho será ou não aprovado. Caso haja discordância na avaliação, o trabalho será enviado para desempate por um outro avaliador.
Serão avaliados os seguintes aspectos:
• Ineditismo do tema
• Metodologia utilizada
• Alinhamento entre objetivo e conclusões
• Fluidez do texto
• Contribuição para o desenvolvimento dos negócios da moda

CATEGORIAS DE TRABALHOS
Estão abertas inscrições para quatro categorias de trabalho:

ARTIGOS CIENTÍFICOS
Artigos resultantes de pesquisas em andamento ou concluídas que possuam uma sólida base bibliográfica e se proponham a avançar nas fronteiras do conhecimento dos negócios da moda, seja por meio de novas ideias ainda não testadas, seja por meio de pesquisas que comprovam ou sugiram novas formas de atuação para as empresas no desenvolvimento e na gestão de marcas e de produtos. Deverão ter ao menos um dos autores com título mínimo de mestre.
ESTUDOS DE CASO
Artigos resultantes de estudos de caso em uma ou mais empresas que tenham características especiais, de forma a alcançar conclusões que permitam à Academia progredir no ensino dos negócios da moda, e às empresas aplicar os conhecimentos gerados na gestão de seus negócios. Deverão ter ao menos um dos autores com título mínimo de mestre
Espera-se que o problema esteja bem definido: que haja uma revisão bibliográfica apontando o estado da arte do assunto em questão; uma pesquisa em profundidade que descreva a forma como a empresa lidou com o problema: a comparação entre os procedimentos apontados na teoria e os realizados pela empresa e uma conclusão sobre como os ensinamentos do caso podem ser explorados pelas empresas do setor.
Espera-se também que o autor formule algumas perguntas que direcionam a aplicação do caso em salas de aula de ensino superior nas áreas de gestão e de moda.
PÔSTERES
Trabalhos de iniciação científica conduzidos por estudantes de graduação, ou trabalhos das categorias acima que não sejam passíveis de apresentação oral, mas sejam indicados pelos avaliadores como de interesse para o Congresso, poderão ser convertidos para o formato de pôster.
EXPERIMENTOS E EXPERIMENTAÇÕES
Trabalhos que não sigam a metodologia científica tradicional, mas que podem trazer contribuições significativas para o setor dos negócios da moda são enquadrados como Experimentos ou Experimentações.

 

ÁREAS TEMÁTICAS

As apresentações são divididas em seis áreas temáticas. Cada uma delas sugere temas e perguntas de grande importância atual para os negócios de moda. Apesar de ser recomendável aos inscritos seguir os temas sugeridos, outros temas, que possam se encaixar em cada um dos grupos poderão ser aceitos, desde que tenham contribuição relevante na área temática correspondente.

GT1 - Novos modelos de negócio e de gestão em empresas de moda
  • Passado, presente e futuro dos negócios da moda
  • Empreendedorismo: características, habilidade e atitudes dos empreendimentos e empreendedores de moda
  • Políticas Públicas e privadas para o planejamento, desenvolvimento e gestão de polos de moda
  • Aceleração do negócio: incubadoras, parcerias e investidores
  • Gestão da sustentabilidade e da responsabilidade social
  • Gestão nas pequenas, médias e grandes empresas
  • Integração e sinergia entre escola e empresa na formação profissional
  • Mapeamento e análise da pesquisa em empreendedorismode moda

Coordenadores:
André Robic - IBModa - Brasil

GT2 - Panoramas do varejo de moda no Século XXI

  • Passado, presente e futuro do varejo de moda
  • Futuro do varejo de moda: comércio eletrônico big datadata mining e novas tecnologias no relacionamento com o consumidor
  • Formatos de varejo para empresas de moda
  • Gestão de equipes de varejo
  • Fast Fashion – impactos sociais, econômicos e ambientais
  • Desenvolvimento do mix de produtos no varejo de moda
  • Ofertas de experiências de consumo
  • Mapeamento e análise da pesquisa em Varejo de Moda
  • Omni canais, multicanais e canais cruzados: como atingir o consumidor

Coordenadores:
Francisco Alvarez – EACH/USP - Brasil
GT3 - Gestão da sustentabilidade na Industria de moda: produtos e produção

  • Sustentabilidade na moda: passado, presente e futuro.
  • Gestão de desenvolvimento de produto e produção atendendo os pilares da sustentabilidade: economia, sociedade e meio ambiente.
  • Gestão de resíduos na manufatura do vestuário e de moda.
  • Gestão de sustentabilidade no produto de moda: Upcycing, Eco design e Eco produto, 5Rs, Produto sustentável.
  • Processo produtivo sustentável: Produção mais Limpa, Zero Waste, Engenharia reversa, Ciclo produtivo fechado.
  • Sustentabilidade nos negócios e no marketing em empresas de moda, Economia circular.

Coordenadores:
Francisca Dantas – EACH/USP - Brasil
GT4 - Gestão da criação e do design de produtos de moda

  • Criação e design de moda: passado, presente e futuro.
  • Incorporação de culturas locais na criação de produtos de moda
  • Design como fator de diferenciação
  • Incorporação e gestão do design em empresas de moda.
  • Segmentos e estilos de produtos de moda.
  • Desenvolvimento de produto de moda.
  • Artesanato Têxtil e Moda.
  • Mapeamento e análise da pesquisa em gestão do design em empresas de moda

Coordenadores: 
Rafaela Norogrando - ESAD Matosinhos - Portugal

GT5 - Comportamento do consumidor de moda

  • Conhecimento do consumidor de moda: passado, presente e futuro
  • Mapeamento, análise e técnicas de pesquisa de mercado
  • Segmentação de mercados consumidores
  • Quem é o consumidor contemporâneo de moda?
  • O consumo de moda: consumir moda tende a ficar fora de moda?
  • Antropologia e sociologia do consumo de moda
  • Coolhunting e pesquisa de tendências

Coordenadores: 
Fábio Mariano Borges - ESPM - Brasil

Nelson Pinheiro - Universidade de Lisboa - Portugal

GT6 - Gestão de marcas e da comunicação na moda
  • Marcas e comunicação na moda: passado, presente e futuro
  • Planejamento, criação, desenvolvimento e manutenção da imagem por meio da comunicação: da logomarca ao visual merchandising
  • Planejamento, integração e sinergia entre mídias
  • Realização e patrocínio de eventos como fator de posicionamento
  • Gestão da comunicação digital e das redes sociais
  • Mapeamento e análise da pesquisa em gestão da comunicação e de marcas em empresas de moda
  • Posicionamento de marca como fator de diferenciação
  • Análise semiótica em marcas de moda
  • Avaliação e valorização de marcas de moda
  • Gestão da identidade da marca e de portfólio de marcas
  • Gestão de marcas no pequeno negócio

Coordenadores: 

Luciane Robic - IBModa - Brasil

QUEM PODE SE INSCREVER

Artigos, Estudos de Caso e Pôsteres

Cada trabalho pode ter até cinco autores. Pelo menos um dos autores deve ter título de mestre ou doutor. Não há limites para a submissão de trabalhos, entretanto cada autor/co-autor poderá apresentar oralmente no máximo dois trabalhos aprovados.

Experimentos e experimentações

Cada trabalho pode ter até cinco autores. Nâo há requisito de titulação para esta categoria.

Só podem inscrever trabalhos os autores já inscritos no Congresso. Caso o trabalho tenha mais de um autor, ao menos o apresentador deverá estar inscrito. Receberão certificado apenas os autores inscritos no Congresso; demais autores poderão utilizar os anais para comprovação.

Os trabalhos devem ser inéditos e não estar inscritos e/ou aguardando avaliação em outros congressos. 

Trabalhos em que haja alguma identificação do autor serão sumariamente reprovados.

 

APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS

As apresentações dos trabalhos aprovados poderão ser feitas em português (preferencialmente) ou em inglês. Entretanto, os slides da apresentação deverão estar em inglês ou em inglês e português. 


Cada trabalho terá 30 minutos para ser apresentado e discutido com os participantes de cada uma das mesas temáticas. Os moderadores, farão a ligação entre o conteúdo dos trabalhos de forma a permitir à mesa uma conclusão geral sobre os principais pontos discutidos e suas aplicações na gestão e no ensino de negócios da moda.

INSTRUÇÕES PARA ENVIO DOS RESUMOS EXPANDIDOS

Os resumos expandidos devem seguir o modelo de formatação do Congresso, disponível abaixo e devem ser enviados seguindo a formatação deste template. Os resumos expandidos devem ser enviados até o dia 15 de agosto.

"formatação do RESUMO expandido"

Após envio da informação de aprovação do resumo os autores devem enviar o artigo completo conforme a formatação solicitada e descrita no template de artigo completo e a autorização de publicação até o dia 20 de setembro.

"formatação do ARTIGO completo"

ORIENTAÇÕES GERAIS

  • Seguir rigorosamente as orientações e formatação solicitada pelo Congresso e descrita no template.
  • Somente arquivos nominados conforme solicitação serão aceitos.
  • Os autores são responsáveis pela precisão de citações, cotações, diagrama, tabelas e mapas.
  • Os trabalhos devem ser cuidadosamente verificados e lidos antes da submissão. Após a submissão, não será possível fazer qualquer alteração.

DIRETRIZES ELETRÔNICAS DA OBRA

  • Figuras e imagens devem ser claras e fáceis de ver.
  • Figuras e tabelas devem ser colocadas próximas ao texto.
  • Evite utilizar a ferramenta de desenho do Word; utilize desenhos importados de um programa de desenho. Objetos de desenho do Word não serão processados pelo sistema de edição utilizado pelo Congresso.

 

PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS COMPLETOS

  • Serão publicados nos Anais apenas os resumos efetivamente apresentados no Congresso.
  • Os artigos completos enviados após a aprovação de seus resumos serão publicados em livro, em formato de capítulo. Para que os autores tenham seus trabalhos publicados no livro devem envia-los formatados conforme solicitação e descrito pelo template e carrega-los no site até o dia 20 de setembro. Após essa data o site estará fechado para novos carregamentos, e trabalhos recebidos após essa data não serão publicados.
  • Os trabalhos completos não serão revisados. Os autores serão os responsáveis pela revisão de texto, gramatical e ortográfica, além de sua formatação conforme solicitado. Trabalhos fora da formatação não serão publicados.
  • Direitos de Publicação: submetendo o trabalho para o Congresso os autores automaticamente autorizam, em caso de aprovação, sua publicação em meios eletrônicos ou físicos. 

 

INFORMAÇÕES

Para esclarecimento de dúvidas ou outras informações entre em contato pelo e-mail cinm@ibmoda.com.br ou pelo whatsapp +5511 9 9889 0060. 

Organização, Apoio e Patrocinadores Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP IBMODA IBMODA