O EVENTO
Moda é roupa? Também, mas não só. Moda é aquilo que as pessoas usam, comem, falam. Os lugares que frequentam, as pessoas que admiram. É a forma do carro e das construções, as cores e os brilhos dos anúncios, a comida e a decoração dos restaurantes, as profissões e os estilos de vida, os temas dos filmes e dos games. Moda está intrinsecamente associada ao Mercado Criativo, e talvez a moda como vestuário seja um dos principais vetores deste mercado, uma vez que a cadeia de criação e produção de vestimentas é muito mais rápida do que a maioria das outras atividades deste mercado. Produzir uma coleção de moda é muito mais rápido do que construir um carro ou um edifício.
O CINM - Congresso Internacional de Negócios da Moda se propõe a analisar e debater a moda em seus aspectos mais amplos, dando aos participantes a oportunidade de refletir sobre suas carreiras e suas empresas e elaborar estratégias de crescimento. Na Primeira Edição em 2011, no Parque Lage, o CINM teve a preocupação de apresentar e debater o momento da moda/vestuário brasileira, com a abordagem focada nas técnicas mais tradicionais de gestão e do design. Em sua segunda edição, em 2013, na Firjan, a Comissão Científica voltou-se para questões um pouco mais abstratas da administração de empresas de vestuário e também do Mercado Criativo, promovendo um debate entre empresas novas com novas propostas x empresas já bem posicionadas na indústria do vestuário abordando o e-commerce e apresentando empresas também não voltadas ao vestuário.
No momento do planejamento desta edição, consideramos que o setor do Mercado Criativo já tem consolidado, em sua maior parte as técnicas tradicionais de gestão. É hora de entender com maior profundidade como escolher linguagens para se comunicar com o público da empresa e se diferenciar dos concorrentes, e como fazer a gestão de empresas do Século XXI, por meio de redes compartilhadas de fornecedores, consumidores, parceiros e de meios de comunicação. Mais do que tridimensional, o mundo do Mercado Criativo é multidimensional. Entender e interagir entre essas dimensões é fundamental para as empresas do Século XXI.
Tanta inovação no conteúdo não poderia deixar de contaminar também o formato do 5º CINM. Cada dia do CINM terá um chairman, que desenvolveu um tema especial sobre o qual os trabalhos se direcionarão, a partir de uma pergunta específica. Na parte da manhã, ele e seus convidados farão palestras mostrando como lidam com a questão colocada com convidados nacionais e internacionais, e debaterão essas ideias com o público. Na parte da tarde serão realizadas oficinas para experimentar, na prática, as soluções propostas.
Um mundo diferente precisa de ideias, pessoas e empresas diferentes. Não perca essa chance de entrar de cabeça nisso tudo.
Vem com a gente!
André Robic